domingo, 4 de outubro de 2009

Psicossomatismo

Muito provavelmente muitos de nós sabe do que se trata o psicossomatismo, mas sempre falta o conceito. Na visão junguiana ou da psicologia integral, todo sintoma é psicossomático e pode ser um meio para que o processo do autoconhecimento possa acontecer e, por isso mesmo, Hipócrates, o pai da medicina, no seu aforismo já citava: "Homem, conheça-te a si mesmo, para poder conhecer os deuses e reconhecer o Deus que habita em ti". Então, qualquer sintoma ou queixa pode ser entendido como uma manifestação psicossomática, além de ser uma janela de oportunidade para o autoconhecimento!

Mas no nosso linguajar diario estabeleceu-se que são sintomas (reais) de doenças causadas pelo psicologico, ou melhor, de origem logicamente física mas que provem do enfraquecimento do sistema imunológico, sendo que este enfraquecimento sim se deve ao quadro psicologico do paciente em questão.

Posso afirmar com toda a certeza que sempre foi uma pessoa... Psicossomática (embora nao seja um adj.); tinha gripes quando me sentia rejeitado, ou quando queria atenção; Meu cabelo caia (cai) em épocas de stress constante; dores de garganta em dias de esforço prolongado proximo a feriados; dores de barriga em vespera de estreia; e todo um repertorio de pequenos sintomas que não vem ao caso.

Hoje me pergunto: "O que ocorre comigo?"

Tenho manchas pelo corpo, dores de cabeça, gripe, cabelos caindo, dores de estomago, indisposições que me acometem no meio do dia, variações de pressão, borboletas no estomago, noites de insonia, noites de insonia, dislexia, noites de insonia, reações alergicas (a não sei oq), insonia, tudo ao mesmo tempo. Se realmente corpo, mente e alma são uma coisa só, por favor alguem me aponte qual meu problema, porque nem o enxergo mais.

O.O


8 comentários:

  1. "reações alergicas (a não sei oq)"
    Urticaria desencadeada pelo emocional.
    É o máximo que eu consigo fazer pra te ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Já pensou em floral, yoga, ou um psicólogo baby??
    Sei lá, ter um momento seu e só seu no dia, mas pra fazer algo reflexivo, não "nada".
    hein, hein??

    ResponderExcluir
  3. é saudade de mim e antecipação da minha chegada amanhã!!!

    ResponderExcluir
  4. Cadê a atualização hein hein?
    Tem q cuidar do blog como do jasminzeiro hahahahaha era assim q falava? ou jasmineiro? não lembro mais....

    ResponderExcluir
  5. eu nunca te disse: mas às vezes me dá um insônia... fico pensando na vida... minha cabeça dói, meu estômago embrulha, vejo coisas coloridas na minha frente, isso pq nem sou usuário de drogas entorpecentes... será isso?

    ResponderExcluir
  6. ah nao creio! vi esse dvd ha uns dias atras :P

    ResponderExcluir
  7. Então... como vc disse o conceito vem da psicologia... se quer as respostas, faz terapia!

    ...talvez seja a única esperança... :P

    ResponderExcluir